terça-feira, 23 de setembro de 2008

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Projecto save Miguel

ESCOLHE VINHO COM ROLHA DE CORTIÇA, E AJUDA A SALVAR O ECOSSISTEMA MAIS SUSTENTÁVEL DO MUNDO

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Visconde da Apúlia

VOTEM EM http://videos.sapo.pt/ligadosultimos e divulguem.
isto também é energia, também é sustentabilidade... as pinhas, os esquilos, o povo de gema, da raíz.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Temperatura da água

Durante esta semana que passou surfei de short. A água do mar parecia "sopa". Reparei que no windguru, a temperatura da água chegava aos 25ºC. Isto é muito grave. PREPAREM-SE PARA O PIOR. Sugestão: ver documentário da National Geographic "Os 6 graus que vãomudar o mundo"

Poupança de energia já equivale ao consumo de 165 mil famílias

Os resultados do PPCE - Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica, em 2007, excederam todas as expectativas. Os consumos de energia evitados pelas famílias e empresas portuguesas "são muito superiores aos, inicialmente, estimados", revelou ontem a ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, entidade promotora do programa, cuja implementação é depois da responsabilidade de várias empresas a operar em Portugal.

Os resultados do PPCE - Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica, em 2007, excederam todas as expectativas. Os consumos de energia evitados pelas famílias e empresas portuguesas "são muito superiores aos, inicialmente, estimados", revelou ontem a ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, entidade promotora do programa, cuja implementação é depois da responsabilidade de várias empresas a operar em Portugal.



O conjunto das 26 iniciativas de eficiência energética que, no ano passado, foram implementadas nos segmentos residencial e da indústria, permitiram poupanças de energia eléctrica equivalentes ao consumo anual de 165 mil famílias e um benefício social de 46 milhões de euros, de acordo com a ERSE.



Perante estes dados, o regulador classifica como um "êxito" o PPCE de 2007 - que contou com um orçamento de 10 milhões de euros, financiado por via da tarifa cobrada aos consumidores finais. A entidade presidida por Vítor Santos diz ainda que os benefícios das medidas implementadas em 2007 terão impacto até 2023, tanto em consumos evitados, como em custos evitados para o sector eléctrico.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Renováveis custam 35 euros a cada português

E acho pouco....

Não acham que também é pouco o IVA que está associado? 5%.


ada português vai pagar este ano cerca de 35 euros para o financiamento das energias renováveis. É um dos custos ‘escondidos’ na factura de electricidade que é pago por todos os consumidores domésticos. Segundo o “Correio da Manhã”, ao todo, os portugueses vão pagar este ano 352 milhões de euros.

De acordo com o jornal, trata-se de mais 162 milhões do que em 2007, um agravamento exagerado e “socialmente injusto”, considera Jorge Morgado, da DECO, que tem dúvidas quanto à necessidade de serem os consumidores a continuar a financiar o sistema.

Estes custos suportados pelas famílias passaram de 106 milhões de euros em 2006 para 190 milhões em 2007 e este ano vão atingir os 352 milhões, diz o CM, que cita a ERSE.

terça-feira, 24 de junho de 2008

S?

domingo, 22 de junho de 2008

E?

segunda-feira, 16 de junho de 2008

S?

sexta-feira, 16 de maio de 2008


Source:"Nature"

Those reports found that sea ice is vital to polar bear survival and has declined dramatically in recent years. Furthermore, multiple climate models — chosen for their accuracy in describing observed declines in Arctic ice — predict that ice will continue to recede. Thin ice covering much of the Arctic Ocean is expected to melt entirely this summer, potentially leaving the North Pole free of ice, according to a projection by the National Snow and Ice Data Center posted earlier this month.

BOICOTE


Solicito que todos façam um boicote aos jornais gratuitos que são distribuidos diáriamente junto aos cruzamentos e semáforos do nosso medíocre Portugal. Passo a explicar:

Já imaginaram qual o custo e gasto energético que um carro tem com a "paradinha"?
Já imaginaram para onde vai o jornal a seguir?
Já imaginaram o custo que tem a limpeza das ruas e estações do metro?
Já imaginaram os atrasos que provocam, e consequentemente os trabalhadores chegam mais tarde ao seu posto de trabalho, o que vai afectar a economia (pois só começam a ler mails às 8h45, quando o podiam fazer às 8h15 por exemplo.)

Pois bem, se ainda não imaginarem, parem.....

....

multipliquem por semáforos, por automóveis, por cidades, por estações do metro....


E para quê? Para termos acesso a uma informação chamada gratuita, que não é nada mais nada menos que meia dúzia de artigos que nada ensinam a não ser chocaram-nos com publicidade, mais publicidade, mais publicidade, etc.

E o Tuga, claro, é grátis deixa-me "pegar".

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Para os viajantes

Aqui está uma boa maneira de divulgar as nossas viagens e ainda com a possibilidade de ganhar algum dinheiro: PhotoBurst: Travel Photography daily contest.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Bandeira Azul


Passados poucas horas, a resposta da coordenadora nacional da Bandeira Azul chegou.

Exmo. Senhor António,
Em nome da Associação Bandeira Azul da Europa e nas funções de coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul venho por este meio agradecer o seu contacto e enviar a informação solicitada, designadamente os critérios Bandeira Azul resumidos e o guia de cumprimento dos mesmos que contém informação detalhada sobre o critério imperativo 6 relativo à qualidade da água balnear, frequência, parâmetros, VMR, VMA, etc.
Relativamente aos resultados das análises das águas balneares estas terão início em Maio e é no site do INAG ou CCDR Norte que poderá consultar esta informação mais actualizada pois é a partir desta instituição que saem as classificações.
Despeço-me com os melhores cumprimentos colocando-me à disposição para eventuais esclarecimentos adicionais.
Catarina Gonçalves
Coord. Nac. do Programa Bandeira Azul

Bandeira Azul = Demagogia?

---------- Forwarded message ----------
From: António
Date: May 6, 2008 2:07 PM
Subject: bandeiras azuis
To: bandeira.azul@abae.pt
Cc: quercus@quercus.pt

Muito boa tarde, é possível informar quais os resultados dos critérios utilizados para atribuir a bandeira azul às seguintes praias:


Porto - Praia do Homem do Leme
Matosinhos - Praia do Cabo do Mundo


Tenho interesse principalmente nos Parâmetros Microbiológicos, Físico Quimicos e níveis de qualidade de água.
Sendo um frequentador assíduo destas praias, nomeadamente da Praia do Cabo do Mundo como praticante do surf, gostaria de ter mais alguma informação, e saber se os resultados das análises efectuadas durante a época balnear, vão estar disponíveis online.

Obrigado pela atenção prestada
António


Quando tiver, se tiver resposta depois informo.

The story of stuff

A História das Coisas? ... Desde a sua extracção até à venda, uso e disposição, todas as coisas que compramos e usamos na nossa vida afectam as sociedade no nosso país e noutros países, mas a maioria disto é propositadamente escondido dos nossos olhos pelas empresas e políticos. A História das Coisas é um documentário de 20 minutos, rápido e repleto de factos que olha para o interior dos padrões do nosso sistema de extracção, produção, consumo e lixo. A História das Coisas expõe as conexões entre um enorme número de importantes questões ambientais e sociais, demonstrando que estamos a destruir o mundo e a auto-destruirmo-nos, e assim apela-nos a criar um mundo mais sustentável e justo para todos e para o planeta Terra. Este documentário vai-nos ensinar algo, fará ri, e acabará por mudar para sempre a maneira como olhamos para todas as coisas que existem na nossa vida. Um excelente documentário a não perder.

Agradeço desde já ao MM pela bela sugestão. Abraço e obrigado amigo.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Escassez ou Especulação


Vá lá participem,  proponho o debate online.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Distance to the Moon - 0.515 x

Finalmente cheguei a meia distância da lua, já fiz 4.94 vezes a volta a terra, 198000 km e 247 horas dentro de um avião, e sempre muito bem acompanhado pela minha mulher (meu mais que tudo).

Grande dessas viagens foram preparadas pelo Pedro (Interpass, passo a publicidade), a quem aproveito para mandar um abraço e um obrigado por toda a ajuda e disponibilidade.

Aconselho a todos consultarem e utilizarem o site neste link.



Voos domésticos





Europa/Norte África



Mapa Mundo

Talk to DOVE



Unilever, the makers of Dove beauty products, are buying palm oil from suppliers who destroy Indonesia's rainforests. We've got the proof. They're causing forest destruction, species extinction and climate change.

Together we can make the company stop destroying forests for palm oil.

Join the international Dove campaign today - sign the open letter below.


ASSINE AQUI.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Dia da Terra





Hoje é o dia da Terra logo de todos os seus habitantes, por isso anexo algumas fotos da minha última viagem (New Zealand) para que possam servir de inspiração para mudarmos os nosso hábitos de consumos.

domingo, 20 de abril de 2008

O mito da energia limpa??!!!

Alguns dados (Fonte-Time, 14 Abr 2008):

- O enchimento de um depósito de um SUV com etanol, equivale a alimentar uma pessoa num ano;
- A Indonésia destruiu e queimou tanta floresta este último ano para permitir o crescimento de árvores de palma para produção de biodiesel, que no ranking mundial de emissões de CO2, passou de 21º para 3º lugar;
- Os carros emitem carbono, independente do tipo de fuel que queimam.
- Os biofuels não são parte da solução, mas sim fazem parte do problema

Na produção do bioetanol pode dizer-se que há um problema ético e moral.

Os mais fundamentalistas podem contrariar o que penso, mas é como admitir cada vez mais imigrantes clandestinos em Portugal (vide capa do expresso de 19/Abr/2008) e o desemprego a aumentar. Portanto as metas para os biocombustíveis na Europa devem ser revistos (definido em 10% em 2020).
É errado afirmar que a transformação de cereais em energia promove a independência energética e ajuda a limitar o aquecimento global (a produção de um litro de etanol de milho utiliza mais energia do que aquela que esse mesmo litro contém). As políticas do biofuel, e o meu amigo Ferreira de Oliveira me perdoe a sinceridade, aceleram o passo das mudanças climáticas, ao promoverem a desflorestação, e por outro lado, a terra utilizada para produzir os cereais destinados a biocombustíveis é terra não disponível para produzir cereais para alimentação.

Portanto, a solução passa numa gestão não de Top Down mas sim de Bottom Up (a solução passa pela procura e não pela oferta). O importante é a procura, e isto é como a lei de mercado, havendo menos procura baixam os preços, baixam as emissões, baixam as produções e ai sim, as EMPRESAS DO RAMO, começam a preocuparem-se mais com outras fontes de energia e com a eficiência energértica, e não no Bussiness As Usual.

Tenho dito.

sábado, 19 de abril de 2008

Eficiência Energética - Consumo Intensivo de Energia

Decreto-Lei n.º 71/2008 - I Série n.º 74, de 15/04

Estabelece o sistema de gestão do consumo de energia por empresas e instalações consumidoras intensivas de energia (CIE). O presente diploma, com o objectivo de promover a eficiência energética e monitorizar os consumos energéticos de instalações consumidoras intensivas de energia, vem, no âmbito da Estratégia Nacional para a Energia, regular o sistema de gestão dos consumos intensivos de energia (SGCIE), e rever o Regulamento Geral dos Consumos de Energia na Indústria de acordo com as orientações definidas no Programa Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC). O diploma agora publicado, para além de redefinir um conjunto de regras que actualizam o regulamento para a eficiência energética na indústria, estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 58/82, de 26 de Fevereiro, prevê a respectiva aplicabilidade a um conjunto mais abrangente de empresas e instalações com vista ao aumento da sua eficiência energética. Assim, serão abrangidas por este novo regime, as entidades exploradoras de instalações com consumos intensivos de energia, entendendo-se como tal, as entidades que tenham tido um consumo anual superior a 500 toneladas equivalentes petróleo, ou, independentemente deste limiar, quando pretendam aderir voluntariamente ao sistema. Os operadores que explorem instalações CIE estão obrigados a promover o registo das instalações, a efectuar auditorias energéticas e a elaborar e executar Planos de Racionalização do Consumo de Energia. Neste âmbito, poderão fazer acordos com a Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) de racionalização desses consumos. Estes acordos contemplarão objectivos mínimos de eficiência energética a atingir durante o seu período de vigência, associando ao seu cumprimento a obtenção de incentivos pelo operador. Esses incentivos poderão consistir no ressarcimento de 50% do custo das auditorias energéticas, até ao limite de 750 €, e no ressarcimento de 25% dos investimentos realizados em equipamentos e sistemas de gestão e monitorização dos consumos de energia até ao limite de 10.000 €. O regime agora aprovado entra em vigor a 14 de Junho de 2008.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

No comment!!!!


como na Euronews...

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Wildlife crossing@New Zealand

as primeiras fotos começam finalmente a surgir.

 





 

quinta-feira, 10 de abril de 2008

sexta-feira, 4 de abril de 2008

@LONDON


Se precisarem de um livro técnico, de um donuts de Oxford Street ou até mesmo de um treinador de futebol, podem sempre mandar mensagem.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Nova Zelândia


No passado dia 23 Fev, iniciei uma viagem de 3 semanas pelos antípodas. Não vos vou falar de poluição, carjacking, incêndios, alunos que batem em professores, leis para proibir o fumo, leis para proibir atirar cigarros para o chão.... Irei sim apresentar tudo de bom que o planeta tem, e que se concentra na Nova Zelândia. Irei tentar descrever um local no mundo onde existe respeito pelo próximo, sustentabilidade energética e económica, eficiência,...enfim... de mau só existe uma coisa, a distância.



"Legend says this land was hauled from the ocean like a giant fish,
and then it waited. In fact, these islands waited until every other country had been discovered, before every human ever set foot here. Welcome, to the youngest country on earth "