quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Temperatura da água

Durante esta semana que passou surfei de short. A água do mar parecia "sopa". Reparei que no windguru, a temperatura da água chegava aos 25ºC. Isto é muito grave. PREPAREM-SE PARA O PIOR. Sugestão: ver documentário da National Geographic "Os 6 graus que vãomudar o mundo"

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta é, para nós Nortenhos, a altura do ano em que o mar nos proporciona as mais agradáveis temperaturas. Estamos a falar de temperaturas da água do mar do tipo Algarve, menos um pouco para não exagerar. Mas mesmo assim, para nós Surfistas, é a melhor época do ano pois surfamos de calções ou short, temos uma consistência e qualidade de ondas muito boa e em principio os ventos melhoram pois acabam as Nortadas.
Esta característica do Oceano é cíclica e para muita gente é surpresa quando constatam esta curiosidade. É evidente que estamos muito mais sensíveis, e logo mais atentos, a todas a alterações que vamos encontrando, em certa verdade, devido a todo o mediatismo sobre as alterações climatéricas que nos vão afectando.
Mas uma coisa é certa, a quatro Estações do ano que aprendemos e estudamos na Escola Primária já não existem, no limite encontramos uns alguns "farrapos" característicos dessas estações na devida altura.
No entanto nada de alarmismo nem tão pouco fanatismos ou “Al Gorerismos”.
Vamos estando atentos e leais aos nossos princípios ambientalistas.
Abraço.

Anónimo disse...

Durante esses dias notaram algum crescimento anormal de algas e sedimentos ou o seu aparecimento à superfície? Se sim, isso explica o aumento da temperatura da água. Existe um fenómeno de convexão nas águas oceânicas, especialmente em zonas de águas frias, ao qual se dá o nome de "upweeling". Isto é capaz de vos explicar o porquê desse aumento brusco da temperatura. Procurem sobre isto.